A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu nesta segunda-feira (30) a distribuição e a venda de um lote de extrato de tomate da marca Elefante, após constatar a presença de “matéria estranha” no produto. A medida, no entanto, vale apenas para o lote L011810 do produto, que tem validade até do dia 7 de outubro de 2016. O extrato é fabricado pela Cargill Agrícola. A decisão da agência foi publicada no Diário Oficial da União.
Em nota, a Anvisa informa que a suspensão ocorre após laudo da Fundação Ezequiel Dias, que detectou pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente - que é de um fragmento de pelo para cada 100 gramas.
Para a agência, a presença do material pode indicar risco à saúde. A empresa deve recolher o estoque restante desse lote existente no mercado.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a Cargill afirmou, por meio de nota, que foi informada sobre a decisão da Anvisa e que “tomará as providências cabíveis em relação ao lote L011810”, cuja embalagem em lata tem peso de 340 gramas.
A empresa afirma que a presença de fragmentos microscópicos nesse tipo de alimento “é inerente à matéria-prima advinda do campo, entretanto são adotados cuidados no processo de fabricação, inclusive com a pasteurização do produto, o que elimina quaisquer riscos à saúde humana”.
A Cargill diz ainda que “reitera o compromisso com o cumprimento das normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene”.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora