A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta segunda-feira (25) que as notas técnicas sobre o uso do álcool gel nos estabelecimentos de saúde e sobre a venda de antibióticos nas drogarias devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) terça-feira(26) e na quarta-feira (27).
Na última sexta-feira (22), a Anvisa aprovou uma norma para estimular a higienização de profissionais de saúde e evitar novos casos da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) e de outros micro-organismos resistentes a antibióticos. Pela norma, o uso do álcool gel será obrigatório nos hospitais e nas clínicas públicas e particulares. O produto deverá ser colocado em salas onde há atendimento de pacientes. Os estabelecimentos terão 60 dias para cumprir a norma a partir da publicação da resolução no Diário Oficial da União.
Já a venda dos antibióticos nas drogarias terá o mesmo tratamento de medicamentos de tarja preta, ou seja, terão a receita retida. A medida busca evitar a venda indiscriminada desses medicamentos. Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequar à norma.
A superbactéria KPC é resistente a antibióticos. Ela surgiu em 2000, nos Estados Unidos, e hoje é uma preocupação mundial. No Brasil, esse micro-organismo está presente tanto em hospitais públicos como privados, em vários estados.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora