• Carregando...
 | Daniel Derevecki/Arquivo / Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Derevecki/Arquivo / Gazeta do Povo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, venda e uso de três medicamentos produzidos pelo laboratório Aché, alguns dos mais vendidos pela empresa no país.

A suspensão atinge o medicamento Gastrium (omeprazol), de 10 mg e 20 mg, indicado para acidez no estômago, além do Biomag (cloridrato de sibutramina monoidratado) e seu genérico, cloridrato de sibutramina, com cápsulas de 10 mg e 15 mg, utilizados para tratamento da obesidade.

A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quinta (4), ocorre após uma auditoria constatar que o medicamento Gastrium estava sendo feito com fórmula diferente da aprovada pela agência.

Já a suspensão dos medicamentos Biomag e cloridrato de sibutramina ocorre devido ao uso de princípio ativo de um fabricante diferente do aprovado pela Anvisa, que determina que cada alteração na produção deve ser comunicada previamente à agência. A empresa deve recolher os estoques existentes no mercado.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o laboratório Aché diz que “está tomando todas as medidas necessárias visando a atender às adequações documentais referentes às atuais normas da Anvisa”.

“O Aché afirma e assegura que esses medicamentos, que se encontram atualmente no mercado, são absolutamente seguros e eficazes cumprindo com os mais altos padrões de qualidade”, informa a empresa, em nota.

A fabricante lembra ainda que a suspensão ocorre apenas para o Gastrium nas apresentações de 10 mg e 20mg. O medicamento de 40 mg continua sendo comercializado normalmente, informa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]