Pelos menos 40 bebês nasceram em Curitiba nesta quarta-feira, 29 de fevereiro. Este ano é bissexto, por isso o mês de fevereiro tem um dia a mais. O próximo 29 de fevereiro ocorrerá somente em 2016. Para alguns pais, a dúvida é a data em que a criança será registrada.
Ao contrário do que ocorria até o início da década de 1990, não existe a possibilidade de escolha da data do registro. As crianças que nasceram nesta quarta-feira, obrigatoriamente, terão a data de 29 de fevereiro no documento.
O oficial substituto do 3º. Registro Civil, Maurício Scolaro, explicou que o hospital concede aos pais o documento chamado Declaração de Nascido Vivo (DNV), para que o bebê possa ser registrado. O cartório não pode alterar a data informada pelo hospital.
Não é possível alterar a data do nascimento no registro, mas as famílias podem escolher entre 28 de fevereiro ou 1º. de março para comemorar os próximos aniversários dos pequenos. Algumas enfermeiras de maternidades consultdas pela reportagem contaram que algumas pessoas desmarcaram os partos, para evitar o aniversário em ano bissexto.
Nascimentos
Até as 18 horas, seis crianças nasceram na maternidade Santa Brígida, 13 na Mater Dei, sete no Hospital Nossa Senhora das Graças, quatro na Maternidade Curitiba e seis na Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Pela manhã, foram registrados três nascimentos no Centro Comunitário do Bairro Novo e um no Hospital do Trabalhador.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora