Rio de Janeiro - O arquiteto Oscar Niemeyer, 101 anos, foi submetido ontem a uma cirurgia para a retirada da vesícula no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio. Internado desde quarta-feira após sentir dores abdominais, ele passa bem, mas não há previsão de alta. Segundo o clínico-geral Fernando Gjorup, que atendeu o arquiteto, ele está lúcido e deve permanecer em observação no hospital por 48 horas. O cirurgião José Ribamar informou que a cirurgia, encerrada às 14h30, transcorreu sem complicações.
A família o acompanhava no hospital, e sua mulher, Vera Magalhães, com quem o arquiteto se casou aos 99 anos, afirmou que ele passava bem na tarde de ontem. Em junho deste ano, Niemeyer foi internado no Hospital Cardiotrauma, em Ipanema, na zona sul do Rio, para passar por exames devido a dores sentidas na região lombar. Nenhum dos exames apontou qualquer problema.
Antes disso, em 2006, ele chegou a passar dez dias hospitalizado, após uma queda em casa, quando fraturou o quadril. Passou por cirurgia e se recuperou em seguida.
Novos projetos
O arquiteto, que faz aniversário em 15 de dezembro, mantém-se produtivo e, em maio deste ano, concluiu dois novos projetos: o de uma torre de 60 metros em Niterói (a 15 quilômetros do Rio) e o prédio de uma biblioteca árabe/sul-americana em Argel, capital da Argélia. A torre, em forma de cogumelo, poderá ser vista a quilômetros de distância e vai demandar cerca de R$ 19 milhões, valor que a Prefeitura de Niterói tenta captar com a iniciativa privada.
Além dos projetos, o arquiteto lançou neste ano o livro ilustrado Oscar Niemeyer 1999-2009, que sintetiza sua obra nos dez últimos anos. Niemeyer também publicou mais um volume da revista Nosso Caminho, que edita trimestralmente com a mulher.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora