O apagão que atingiu oito Estados da Região Nordeste na madrugada de hoje provocou estragos em equipamentos elétricos e eletrodomésticos, afetou o abastecimento de água e causou problemas no trânsito em Alagoas, já que a falta de energia desligou quase todos os semáforos. Praticamente todos os bairros de Maceió registraram falta de água na manhã de hoje.
De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o abastecimento de água foi interrompido por causa da queda no sistema elétrico que atingiu o Estado. A pane no sistema danificou equipamentos da Casal, paralisando estações elevatórias, de tratamento e sistemas de distribuição de água.
Em Maceió, todos os sistemas de abastecimento foram afetados. O sistema Catolé-Cardoso, que abastece praticamente toda parte alta da capital, ainda não voltou a funcionar, apesar do restabelecimento da energia, porque houve danos em seus equipamentos elétricos. Técnicos da Casal trabalham para resolver o problema, mas ainda não há previsão de quando o serviço será concluído.
Em consequência desses problemas causados pela suspensão no fornecimento de energia, o abastecimento de Maceió se encontra prejudicado, principalmente na região que vai do centro ao Pontal da Barra e na parte alta da cidade, desde o Farol até a Gruta de Lourdes e adjacências.
A gerência da Eletrobrás Distribuição Alagoas ainda não divulgou quais foram os prejuízos causados pelo apagão no Estado. A assessoria da Eletrobrás em Maceió comentou que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) sabia ainda o que causou o desligamento das linhas de transmissão, provocando o apagão em oito Estados da Região Nordeste.