Um apagão deixou nesta terça no escuro cerca de 15 cidades do noroeste paulista, entre elas Catanduva, Bebedouro e Novo Horizonte. A luz começou a faltar no começo da noite. A energia elétrica foi restabelecida pouco depois das 19 horas. Chuva e ventania forte causaram o apagão.

CARREGANDO :)

Segundo a assessoria de imprensa da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), chovia muito e ventava forte, e o vento carregou um objeto metálico que atingiu um equipamento da subestação Catanduva. Com o choque do objeto metálico contra a subestação, houve um curto-circuito e a luz começou a faltar.

Catanduva foi uma das cidades mais prejudicadas. Com os semáforos apagados, a Polícia Militar controlou o trânsito nos cruzamentos. Nos três postos de saúde municipais os pacientes só foram atendidos depois que a energia foi restabelecida. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, houve atraso no atendimento, acrescentando que os postos não têm geradores. Não houve transtornos nos três hospitais da cidade porque eles dispõem de geradores.

Publicidade

Os consumidores que tiveram aparelhos eletro e eletrônicos danificados podem solicitar indenização. O ressarcimento é previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme a CTEEP. A empresa fornece energia às distribuidoras da região, como a Companhia Nacional de Energia Elétrica, responsável pelo abastecimento de 12 das 15 cidades afetadas pelo apagão.

No primeiro trimestre deste ano, houve ao menos cinco interrupções no fornecimento de energia elétrica em Catanduva. O prefeito Afonso Macchione (PSDB) já pediu providências às distribuidoras, pois os cortes de luz atrapalham a vinda de empresas para o município.