O apagão que atingiu oito estados do Nordeste entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta-feira (4) prejudicou as operações no Aeroporto de Natal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
De acordo com a Infraero, um voo que pousaria em Natal precisou ser transferido para Fortaleza e outros dois voos foram cancelados. Os transtornos ocorreram porque os geradores do aeroporto demoraram para entrar em funcionamento. O aeroporto já opera normalmente, segundo a Infraero.
Os voos nos demais aeroportos do Nordeste fluíram normalmente durante a madrugada. Eventuais atrasos e cancelamentos, segundo a Infraero, foram causados por outros motivos.
Apagão
A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação é do diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.
De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas.
A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que está em processo de apuração do ocorrido e deve se manifestar ainda nesta sexta sobre as causas do apagão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que aguarda um relatório detalhado do ONS para fornecer informações oficiais sobre o apagão.