O Santuário Nacional amanheceu lotado no dia da festa de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no interior de São Paulo. Logo nas primeiras horas da manhã já era grande a fila de fiéis para a visitação à imagem da santa. A celebração é uma das maiores manifestações católicas do mundo. A missa solene, realizada em novo horário, teve a participação do governador Geraldo Alckmin, além de políticos da região do Vale do Paraíba.
No dia em que são esperadas 150 mil pessoas, a fé de muitos romeiros se renova, seja para pedir alguma graça ou para agradecer, como é o caso do aposentado Benedito Carlos Faria, de 60 anos, que saiu de madrugada de Taubaté pedalando e chegou a Aparecida ao amanhecer. "Vim aqui agradecer o resgate do meu filho que há 12 anos, desde que perdeu a mãe, caiu nas drogas e graças a Nossa Senhora ele saiu dessa", comentou ao lado do outro filho. "Esta foi a primeira de muitas vezes que pretendo vir aqui no 12 de outubro para agradecer a vida do meu irmão", contou Alexandre José Faria, que fez o percurso de bicicleta Taubaté-Aparecida pela primeira vez.
Diferente de outros anos, quando os fiéis chegaram à cidade em excursões ou de carro, desta vez muitos fizeram o percurso a pé pelas margens da Via Dutra. Um dos locais de maior concentração de romeiros é a Capela das Velas, que recebe pessoas fazendo pedidos, agradecendo graças alcançadas e até mesmo celebrando a vontade do filho recém-falecido, como é o caso do frentista José Carlos Correia e sua família, vindos de Pitanga, no Paraná. "Perdemos o nosso filho há quatro meses e viemos aqui realizar a vontade que era a de estar aqui com a gente neste 12 de outubro" comentou o frentista acompanhado da família e outras vinte pessoas, todas com a foto de seu filho estampada no peito e a palavra "saudades".
Em sua mensagem aos peregrinos, o arcebispo de Aparecida, cardeal d. Raymundo Damasceno, ressaltou a mensagem feita pelo Papa Francisco em julho em sua visita ao templo religioso: não perder a esperança, acreditar na presença de Cristo e viver na alegria. "Devemos estar atentos às necessidades e sofrimentos dos nossos irmãos e colaborar na construção de um Brasil sem denominação, democrático, fraterno, solidário, com dignidade para todos", disse em seu sermão.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora