Internados com insuficiência respiratória no sábado (18), três passageiros e cinco tripulantes de um navio da MSC Cruzeiros deixaram neste domingo (19) o Hospital Ana Costa, em Santos (litoral paulista), mas continuam sob observação em suas casas, segundo a assessoria do hospital. Eles estavam no navio onde trabalhava a garçonete Fabiana dos Santos Pasquareli, de 30 anos, que, com os mesmos sintomas, morreu na noite de sexta-feira. Outros três tripulantes continuam internados, mas em uma condição estável de saúde, segundo a assessoria de imprensa do hospital.
Os tripulantes e passageiros passaram por vários exames, entre eles o de detecção do vírus H1N1, causador da gripe do Tipo A ou suína. Os testes estão sendo analisados pelo Instituto Adolf Lutz, que ainda não emitiu os laudos. Fabiana desembarcou do MSC Armonia, na quarta-feira, com problemas respiratórios graves. Outros cinco tripulantes apresentaram os mesmo sintomas e todos foram internados em Santos. O navio seguiu em cruzeiro pelo litoral paulista com mais de dois mil passageiros.
Fabiana morreu na noite de sexta-feira e sua morte foi divulgada no sábado. Quando o MSC Armonia retornou ao porto de Santos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o alerta e fez uma inspeção de saúde no navio, atrasando o desembarque dos passageiros por algumas horas. Depois do desembarque, três passageiros e dois tripulantes foram internados com sintomas de deficiência respiratória. O navio, no entanto, foi liberado para mais um cruzeiro, que partiu ainda no sábado.
Segundo a assessoria do hospital Ana Costa, a causa da morte de Fabiana ainda não foi determinada. No sábado, a MSC Cruzeiros divulgou nota à imprensa confirmando que Fabiana fora internado na quarta-feira com "com tosse e febre, com diagnóstico inicial de pneumonia". Segundo a nota, o quadro de saúde da tripulante agravou-se e ela "veio a falecer na última madrugada". A empresa disse lamentar o ocorrido e afirmou prestar "toda a assistência aos familiares e amigos", enquanto acompanha o "trabalho das autoridades e aguarda os laudos definitivos". Neste domingo, a empresa não emitiu nova nota oficial.
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
STF condenou 265 pessoas pelos atos do 8/1 e absolveu apenas 4
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião