Apesar da calmaria que parece ter voltado em Roça Velha (São José dos Pinhais) e Nova Tirol (Piraquara) após a prisão de uma quadrilha, semana passada, a polícia e os colonos continuam atentos a movimentações suspeitas nas zonas rurais. Até o final deste mês, a polícia promete implantar o projeto Patrulha Rural Comunitária na área agrícola de São José dos Pinhais para fazer patrulhamento preventivo na região.
A prisão de um grupo de dez pessoas em São José praticamente zerou o número de ocorrências nas zonas rurais do município. Apenas uma casa foi arrombada, segundo o superintendente da delegacia local, Altair Ferreira. A quadrilha já foi reconhecida e autuada por 14 assaltos praticados em Roça Velha. A polícia continua atrás de outros integrantes do grupo e investiga mais roubos que aconteceram na região.
A mesma detenção também repercutiu em Piraquara. O superintendente da delegacia da cidade, Gerson Camargo, ressalta que a polícia teve conhecimento apenas de três assaltos em Nova Tirol nos últimos meses nenhuma ocorrência recente. Ele explica que o fato dessas localidades serem afastadas faz com que a ação dos bandidos seja facilitada e permite uma seqüência de crimes. "Os assaltantes pintam e bordam e levam tudo que eles têm", conta Camargo.
Em Colombo, um grupo de oito pessoas foi desarticulado em setembro. Elas são acusadas de cometer oito assaltos em quatro meses de 2006. (JO)