Os estudantes que fizeram ontem a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram 15 minutos de tolerância para entrar em todos os locais de prova. O fechamento dos portões estava previsto para 13h30, mas a comissão organizadora do concurso decidiu aguardar a entrada dos vestibulandos devido a problemas com o trânsito próximo à Unibrasil, no bairro Tarumã. O movimento foi intenso no local e causou um grande engarrafamento. Inconformados com a decisão da universidade, pais de estudantes que haviam chegado pontualmente à Unibrasil exigiam o fechamento dos portões no horário marcado. Foi necessário um reforço policial para impedir um tumulto.
Os minutos de tolerância permitiram que vários estudantes atrasados entrassem nos locais de prova. Apesar disso, a universidade registrou 3.090 ausentes, 7,1% do total, porcentagem maior que a da primeira fase do ano passado, quando 6,2% dos candidatos faltaram. Também foram realizados sete atendimentos hospitalares. Esse ano, a UFPR destina uma vaga em cada curso para portadores de necessidades especiais, e 93 candidatos se inscreveram. Os cursos mais procurados foram Administração, com 13 inscritos, e Direito, com 9.
Apesar do baixo número de interessados nas vagas, a universidade afirma que a iniciativa é uma conquista. "Precisamos incluir essas pessoas. A maior parte dos portadores de necessidades especiais é excluída já na educação infantil e precisamos reverter esse processo", diz Laura Moreira, coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne). A reitora em exercício, Márcia Helena Mendonça, disse que o processo seletivo aconteceu com normalidade.
A divulgação da lista dos convocados para a segunda fase está prevista para até 3 de dezembro. As provas discursivas ocorrerão nos dias 7 e 8 de dezembro. Para a realização do concurso ontem foram mobilizadas mais de 3 mil pessoas, entre funcionários e professores. Dos cursos oferecidos pela universidade, os mais disputados são Medicina (30,32 candidatos por vaga), Publicidade e Propaganda (21,17), Jornalismo (19,70) e Direito noturno (17,42). A Escola Técnica da UFPR também realizou simultaneamente um processo seletivo onde 3.051 candidatos disputaram 370 vagas.
* * * * * * *
Interatividade
O que você achou da tolerância de 15 minutos para a entrada dos vestibulandos?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
PF acusa Braga Netto de pressionar comandantes sobre suposta tentativa de golpe
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião