Candidatos na PUCPR também se beneficiaram com engarrafamento na Unibrasil| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Os estudantes que fizeram ontem a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram 15 minutos de tolerância para entrar em todos os locais de prova. O fechamento dos portões estava previsto para 13h30, mas a comissão organizadora do concurso decidiu aguardar a entrada dos vestibulandos devido a problemas com o trânsito próximo à Unibrasil, no bairro Tarumã. O movimento foi intenso no local e causou um grande engarrafamento. Inconformados com a decisão da universidade, pais de estudantes que haviam chegado pontualmente à Unibrasil exigiam o fechamento dos portões no horário marcado. Foi necessário um reforço policial para impedir um tumulto.

CARREGANDO :)

Os minutos de tolerância permitiram que vários estudantes atrasados entrassem nos locais de prova. Apesar disso, a universidade registrou 3.090 ausentes, 7,1% do total, porcentagem maior que a da primeira fase do ano passado, quando 6,2% dos candidatos faltaram. Também foram realizados sete atendimentos hospitalares. Esse ano, a UFPR destina uma vaga em cada curso para portadores de necessidades especiais, e 93 candidatos se inscreveram. Os cursos mais procurados foram Administração, com 13 inscritos, e Direito, com 9.

Apesar do baixo número de interessados nas vagas, a universidade afirma que a iniciativa é uma conquista. "Precisamos incluir essas pessoas. A maior parte dos portadores de necessidades especiais é excluída já na educação infantil e precisamos reverter esse processo", diz Laura Moreira, coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne). A reitora em exercício, Márcia Helena Mendonça, disse que o processo seletivo aconteceu com normalidade.

Publicidade

A divulgação da lista dos convocados para a segunda fase está prevista para até 3 de dezembro. As provas discursivas ocorrerão nos dias 7 e 8 de dezembro. Para a realização do concurso ontem foram mobilizadas mais de 3 mil pessoas, entre funcionários e professores. Dos cursos oferecidos pela universidade, os mais disputados são Medicina (30,32 candidatos por vaga), Publicidade e Propaganda (21,17), Jornalismo (19,70) e Direito noturno (17,42). A Escola Técnica da UFPR também realizou simultaneamente um processo seletivo onde 3.051 candidatos disputaram 370 vagas.

* * * * * * *

Interatividade

O que você achou da tolerância de 15 minutos para a entrada dos vestibulandos?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

Publicidade

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.