A forte chuva prevista para o Paraná nesta quarta-feira (9) já chegou na maioria das regiões do estado nesta manhã, mas ainda não causou nenhum estrago, segundo a Defesa Civil. Terça-feira (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades fortes, com possibilidade de granizo, nos três estados do Sul. A abrangência da chuva iria de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Londrina, no Norte do Paraná. Apenas o litoral de Santa Catarina está fora do mapa da tempestade.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), por volta das 10h15, apenas a região noroeste não estava sob chuva. Até às 10h30 , as precipitações ainda não ocorreram no volume previsto para o dia. Mas o alerta está mantido porque o dia todo será de instabilidade no estado.
Em Curitiba, até às 10h30, choveu apenas 7,4 milímetros durante meia-hora. O Simepar prevê um volume de chuvas entre 20 a 25 milímetros para esta quarta em Curitiba.
Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, o estrago causado pela chuva depende do volume e do tempo de impacto dela sobre a cidade. “Um milímetro a cada um minuto gera transtorno. Quanto mais forte e curto, maior o transtorno”, alertou.
A chuva desta manhã atingiu mais intensamente os bairros do sul de Curitiba. No interior, ela estava mais forte na região de Ponta Grossa, mas perdeu força ao chegar à capital. “Mas tem mais chuva para passar. Há previsão e novas pancadas, que podem ser fortes em algum momento, inclusive com granizo”, ponderou Kneib.
O Inmet chegou a dar orientações para amenizar o efeito da tempestade. Entre os possíveis estragos causados pela forte chuva, estão “quebra de vidros, estragos consideráveis, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo”.
De manhã, segundo o Simepar, os ventos registrados em Curitiba foram da ordem de 30 Km/h. A previsão é de ventos de até 99 km/h em Curitiba e região metropolitana.
A Defesa Civil informa que não há previsão específica de ressaca para o litoral, mas que a região também está em estado de alerta. Segundo o Simepar, as chuvas desta quarta são resultado de um sistema de baixa pressão que se organizou entre a Argentina e o Paraguai.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora