O vento frio não intimidou os turistas que escolheram o Litoral do Paraná como destino no feriado da Independência. Matinhos estava com o calçadão e a praia movimentados na tarde de quarta-feira (7). Caminhadas, pedaladas e até mergulhos foram as opções de quem passeava pela região.
O feriado prolongado para os moradores de Curitiba, segundo os comerciantes, é um “esquenta” para a temporada 2016/2017, mas eles esperavam mais. “O movimento na praia está bom, mas no comércio deixou a desejar”, avalia o ambulante José dos Santos. O vendedor de coco Dilamar Mateus afirma que as vendas são as menores dos últimos três anos.
As bicicletas adaptadas para carregar até quatro pessoas, que são utilizadas pelos turistas que passeiam com a família pelo calçadão, estavam paradas. No meio da tarde, apenas 15% da meta de locação diária havia sido atingida. “Aluguei 15 vezes a bicicleta hoje, o ideal é alugar 15 vezes só pela manhã. Até o final do dia, a ideia era que fossem utilizadas umas cem vezes”, diz o atendente Ricardo José Cordeiro dos Santos. Ele acredita que a queda na procura pelo serviço tem a ver com as obras do calçadão. “Como as pessoas vão pedalar?”, questiona.
Teve também quem escolhesse uma caminhada pela beira da praia, como o acadêmico de Direito Gustavo Balla, que vê em Matinhos um refúgio do cotidiano curitibano. “Nós temos casa aqui, então qualquer veranico, qualquer calorzinho, é motivo para vir relaxar um pouco”, diz.
A nostalgia também trouxe famílias para passear à beira mar. “Gosto muito daqui, meu marido [que faleceu há dois meses] já trabalhou por aqui como militar, então vim matar a saudade. Gosto de trazer as crianças porque ele sempre trazia elas aqui”, conta Mercedes Neves da Silva.
Segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277 que liga Curitiba ao litoral, 160 mil veículos devem transitar pela rodovia até o final dessa quarta. O pico de movimentação foi durante a manhã, quando mais de mil veículos passavam por hora na praça de pedágio.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora