Pessoas com deficiência podem contar com um novo aplicativo de pedidos de táxi a partir desta quarta-feira (1). Foi lançado o Central Táxi Curitiba, que promete agilizar a localização de táxis compartilhados, ou seja, que possuem compartimento específico para cadeirantes.
Desenvolvido pela Associação das Centrais de Rádios Táxis (Acert) de Curitiba, em parceria com a Prefeitura, o aplicativo poderá ser baixado gratuitamente pelos usuários dos sistemas Android e Apple (IOS).
Após cadastro qualquer pessoa pode fazer o chamado do seu smartphone ou no site da Central Táxi
De acordo com a prefeitura, o software também permite a comunicação entre taxistas e usuários, que podem indica onde estão e em quanto tempo se encontram. Ainda tem uma calculadora que oferece verificar quanto irá custar a viagem.
Recentemente foram incluídos na frota de táxis da cidade 20 veículos compartilhados, através da licitação divulgada em março de 2014.
Segundo a Acert e a Central Táxi o aplicativo com a ferramenta para pessoas com deficiência é inédito no Brasil. “Criamos uma ferramenta que permite o taxista estar logado em estado de livre, ocupado e ainda aceitar chamadas pendentes. Taxista e usuário terão contato direto e online, assim que a Central localizar o veículo mais próximo e acionar o táxi”, destaca Amauri Luis Mocki Junior, diretor da empresa Lithus Sistemas Eletrônicos, responsável pelo programa.
Ao pedir um táxi pela plataforma, o usuário poderá entrar em contato com o taxista por meio do chat do programa ou por telefone.
Com relação à cobrança, aplicativo oferece as opções de solicitar táxis que aceitam a forma de pagamento desejada pelo usuário. A Central Táxi oferece também uma calculadora de tarifa. Basta informar a origem e o destino.
É possível ainda adicionar endereços aos favoritos, facilitando o pedido do táxi.
*Colaborou: Cecília Tümler
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora