Já se imaginou explorando o espaço e conhecendo a fundo os planetas e as constelações do universo? Apesar de parecer uma atividade restrita a astrônomos e profissionais com conhecimento técnico sobre o tema, com uma ajudinha da tecnologia, qualquer pessoa pode fazer isso. Basta olhar para o céu e mirar seu smartphone. Ao menos essa é a premissa de três aplicativos de astronomia, que prometem identificar os astros em tempo real utilizando ferramentas como a geolocalização e a câmera do celular.
Confira os aplicativos de astronomia selecionados pela Gazeta do Povo :
Sky Map
O aplicativo de astronomia Sky Map utiliza a geolocalização do smartphone para mostrar imagens das estrelas e constelações e indicar a posição em que se encontram no céu. Desenvolvida pelo Google, a interface funciona por um sistema em que o usuário aponta o celular para o astro que quer descobrir o nome, por exemplo, e recebe a informação na tela - e não precisa ser noite para isso.
Também é possível explorar o céu em modo manual, dando zoom nos planetas e vislumbrando-os em tempo real. Outra opção do app é a “viagem no tempo”, na qual o usuário pode ver como o céu era no passado ou será no futuro. O Sky Map está disponível para download para sistema operacional Android, na Google Play.
Sky View
O Skyview é um aplicativo de astronomia que, por meio da câmera do smartphone, permite a identificação precisa de objetos celestiais - seja durante o dia ou durante a noite. Basta apontar o dispositivo para o céu e descobrir se o ponto de luz visível naquele local trata-se de uma estrela, um planeta, ou até mesmo um satélite passando pela área. O SkyView está disponível para download para Android e IOS.
Mobile Observatory
Além de ter a opção de detectar astros com a localização do smartphone, o aplicativo de astronomia Mobile Observatory permite a verificação das datas e locais onde os próximos eclipses e cometas, por exemplo, irão acontecer. É possível receber notificações sobre os eventos celestiais, descobrir a hora exata do nascer e do pôr do sol, a fase atual da lua, além de ler descritivos sobre os mais diversos planetas, galáxias e estrelas. O app está disponível apenas para Android.
Colaborou: Cecília Tümler
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora