Onze meses depois do acidente que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), a academia de ginástica destruída pela queda do avião foi reaberta nesta segunda-feira (13), em Santos.
Benedito Juarez Câmara, dono do estabelecimento, disse que, como ainda não recebeu a indenização, só conseguiu reabrir a parte superior da academia, destinada à musculação.
As obras prosseguem para a reabertura das três piscinas no térreo. Câmara disse que também vai restaurar a fachada, mas não deu prazo.
“Estou extremamente feliz em voltar para a minha casa, e voltar para a minha vida quase que normal. Isso é o meu ganha pão e o meu lazer ao mesmo tempo. Basicamente eu passo o dia aqui há 40 anos”, afirmou.
Somente cerca de 100 alunos dos 700 que a academia tinha antes do acidente, em 13 de agosto do ano passado, estão matriculados. Parte desses alunos estava tendo aulas em uma em uma sala provisória em uma escola particular.
Câmara afirma que terá um “trabalho de formiguinha” para recuperar os alunos, pois, segundo ele, a concorrência em Santos é muito grande, devido ao elevado número de academias. “Eles vão voltar porque temos o melhor equipamento [para musculação] do mercado”, afirma.
Aluno de musculação, o comerciante Waldemar Martins Fontes, 80, treinou na academia na tarde desta segunda-feira e comemorou o retorno do estabelecimento. “Estava curioso para ver o resultado de um trabalho de grande sacrifício do Juarez. Ele atende muitas pessoas da terceira idade que necessitam de cuidados especiais.”
Prejuízo
Segundo o dono da academia, somente com infraestrutura o prejuízo supera R$ 2 milhões. Ele ainda luta na Justiça para obter o ressarcimento, e afirma que ainda nada recebeu dos responsáveis pela aeronave.
No acidente, morreram, além do ex-governador de Pernambuco, os outros seis ocupantes da aeronave.
Em março deste ano, a 9ª Vara Cível de Santos determinou que o PSB pagasse R$ 10 mil mensalmente ao dono de academia. O partido recorreu junto ao TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que em decisão não atribuiu ao PSB responsabilidade pelo acidente aéreo.