Até as 22 horas de ontem, oito dos 118 voos previstos para sair do Aeroporto Interna­cional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, foram cancelados. Outras 28 partidas sofreram atraso superior a 30 minutos, segundo a Infraero. No Aeroporto de Foz do Iguaçu, dois dos 19 voos programados sofreram atrasos e um foi cancelado. Em Londrina, o Aeroporto Governador José Richa registrou cinco atrasos e nenhum cancelamento nos 18 voos programados.

CARREGANDO :)

Cientes do caos no dia anterior, várias pessoas chegaram com antecedência ao Afonso Pena, ontem, para garantir o check-in o quanto antes. A acadêmica de Es­­tatísticas Alessandra Alves de Souza, 30 anos, saiu às 9 horas de casa, no Bairro Alto, em Curitiba. Ela e a amiga Kátia Prado e Souza, 29 anos, pegariam o voo da Gol das 11h45 para Porto Seguro (BA). A preocupação era que o voo atrasasse, fazendo com que elas perdessem a conexão em São Paulo, às 13h50.

Também com medo de perder a formatura da afilhada em Cuiabá, Maria Aparecida de Souza fez o marido pular cedo da cama para levá-la ao aeroporto. Ela pegaria o voo das 10h55 com destino a Congonhas e lá esperaria três horas para pegar uma conexão rumo à capital do Mato Grosso. Maria chegou às 8h50 no Afonso Pena, mas até as 10h10 ainda não tinha conseguido despachar as bagagens. "Os voos não podem atrasar porque senão perco a cerimônia que será as 19 horas", disse.

Publicidade

De manhã, o guichê da Gol era o mais lotado. Até o meio-dia três voos já tinham sido cancelados e outros dois estavam atrasados.