Quarenta municípios do interior do Paraná que enfrentaram problemas com as fortes chuvas que castigaram o estado de agosto a outubro deste ano receberão R$ 32,5 milhões em recursos cedidos pelo governo federal. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (28) durante visita do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), a São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba.
A Defesa Civil nacional atendeu boa parte (não a totalidade) dos pedidos feitos pelos municípios que decretaram situação de emergência. As cidades mais atingidas foram Cascavel e Matelândia, na região Oeste, Pitanga, no Centro-oeste, e Barracão, no Sudoeste do estado. Ao todo 49 municípios decretaram a situação de emergência, mas nem todos se mostraram aptos para receber os recursos federais.
Os municípios que serão beneficiados receberão contatos da Defesa Civil nacional para o repasse de orientações sobre os procedimentos para se ter acesso aos recursos. De acordo com Paulo Bernardo, esse apoio garantirá a melhoria das estradas rurais e a recuperação de escolas, hospitais e prédios públicos atingidos pelos temporais e chuvas de granizo.
"Muitas das localidades atingidas já receberam, imediatamente após os temporais, apoio da parte do governo por meio da doação de colchões, cestas básicas, e, agora, é hora de garantir a recuperação mais estrutural", disse Bernardo. A primeira fase de ajuda é justamente o socorro às vítimas logo após os incidentes. Depois vem a fase atual, de repasse de verbas para a reconstrução do que foi destruído, e, em seguida, o uso do dinheiro para obras de prevenção, para que os problemas se repitam.
Logo após os incidentes, os municípios produzem laudos relacionando todos os problemas e estragos, indicando para quais dos itens solicita a ajuda federal. A demanda era um pouco maior do que a atendida, mas o governo fez o possível para garantir que quase todos os pedidos fossem atendidos", explicou Leones Dall Agnol, assessor especial do ministro Paulo Bernardo.
Segundo ele, até agora o governo do Paraná não se pronunciou oficialmente sobre a ajuda aos atingidos pelas chuvas. "Em Santa Catarina a Defesa Civil captou os recursos para ajudar os atingidos e o governo também deu uma contrapartida em dinheiro. No Paraná não sabemos como será esse processo", concluiu Agnol.
Prefeitos satisfeitos com verbas
O prefeito de Matelândia, Edson Primom (PMDB), agradeceu ao governo pelo esforço em ajudar os moradores da cidade paranaense. "Reconheço que, sem o apoio do governo federal, não teríamos condições de recuperar nossos municípios. Muitos agricultores estão sem estradas adequadas para trafegar e esse apoio vai permitir a recuperação das vias e o transporte de insumos da safra que se aproxima", disse, em material divulgado pela assessoria do Ministério do Planejamento.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora