Poucos dias após o anúncio da construção de uma “calçada da fama” para homenagear os ex-presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o atual presidente da Corte, desembargador Ricardo Paes Barreto, negou a iniciativa alegando que “há muito a ideia foi afastada”.
A medida vinha sendo alvo de críticas desde que foi anunciada por Barreto, durante uma entrevista à TV Jornal transmitida na noite do sábado (20). A entrevista foi gravada no início de abril.
De acordo com Barreto, a “calçada da fama” era parte de um pacote de iniciativas para deixar o judiciário “mais bonito” e “atraente”.
"Já está em implantação a calçada da fama do Poder Judiciário, que a gente só via em Hollywood, no Maracanã. [...] Vamos fazer as mãos – que é o nosso instrumento de trabalho – de todos os presidentes que ainda estão vivos, hoje são 17. E, à medida que os presidentes forem saindo, eles vão fazer o molde da mão, com a assinatura moldada, o nome e o ano", disse Barreto durante a entrevista.
Após a divulgação da entrevista, a declaração do desembargador foi alvo de críticas nas redes sociais. Procurado pelo G1 na terça-feira (23), Barreto se negou a conceder entrevista.
Nesta quarta-feira (24), a assessoria de imprensa do TJPE emitiu uma nota negando a construção da “calçada da fama” e uma declaração atribuída ao presidente do Tribunal. A nota é assinada pelo diretor-geral do TJPE, Marcel Lima.
“Não houve nem há projeto tramitando, no âmbito administrativo do Poder Judiciário de Pernambuco, projeto oficial para colocação de peças ou homenagens de qualquer natureza nas calçadas que circundam os imóveis do Tribunal”, afirmou o diretor-geral.
"Diante de repercussão sobre entrevista minha em João Alberto, esclareço que a fala foi uma sugestão que recebi no começo da gestão, como tantas outras, e achei interessante. A reportagem foi gravada há muitos dias, e há muito a ideia foi afastada, pois nós já temos nossa galeria de ex-presidentes. Agir com transparência e boa-fé fazem sempre parte de minha atuação como pessoa e gestor", diz a declaração de Ricardo Paes Barreto.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Governo Lula quer que chineses lancem satélites concorrentes de Musk em base brasileira
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora