Atualizado em 21/08/06 às 18h05
Após a breve suspensão no final de semana, o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana foi retomado nesta segunda-feira (21). O racionamento recomeçou pelo Grupo 4, que teve a água cortada às 14 horas. A medida atinge cerca de 315 mil moradores.
Os bairros Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Santa Cândida, Taboão e Tingüi serão afetados integralmente. Parcialmente, ficarão sem água os municípios de Almirante Tamandaré e Colombo e os bairros Abranches, Ahú, Atuba, Bacacheri, Cabral, Centro Cívico, e São Lourenço. A água só deve retornar por volta das 16 horas de terça-feira (22).
Segundo a Sanepar, os 28 milímetros de chuva que caíram na semana passada possibilitaram o fechamento das barragens por quatro dias. O sistema foi abastecido apenas com a água dos rios da bacia incremental, que alimentam os reservatórios.
Ainda de acordo com a companhia, sempre que chover e a bacia incremental permitir o rodízio será suspenso dentro dos níveis de segurança, e retomado quando necessário.
Nesta segunda-feira, o nível dos rios da bacia incremental voltou a cair, e a barragem do Iraí foi reaberta. A Sanepar recomenda que a população continue economizando água diariamente, mesmo nos dias em que não está no rodízio.
O nível das barragens continua muito baixo e o pouco de água trazido pela chuva é gasto muito rapidamente. Na barragem de Piraquara I, que está fechada, está com 5,93 metros abaixo do nível, com 42,9 % de sua capacidade. Iraí está com apenas 27,2% de água, com 3,9 metros abaixo do nível normal. Na barragem do Passaúna a situação é um pouco melhor, com 77,1% do seu volume total.
Próximo grupo
Na terça-feira, mais 350 mil moradores ficam sem água. O rodízio atingirá as cidades de Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais e os bairros Cajuru e Uberaba, em Curitiba.
As pessoas que ainda não sabem a que grupo seus bairros pertencem podem se informar no site da sanepar. Também podem consultar a escala do rodízio pelo telefone 115, no escritório de atendimento ao público (Travessa Alfredo Bufren, n.º 325, em frente à Praça Santos Andrade) e nos demais escritórios da Sanepar nas Ruas da Cidadania. Deve-se ter sempre o número da matrícula em mãos.
Obras no Umabará
Mais de seis mil pessoas podem ficar sem água nesta terça-feira (22) em virtude de serviços de melhorias na rede da Sanepar no bairro Umbará, em Curitiba.
De acordo com a empresa, o serviço terá início às 9 horas e a normalização do abastecimento está prevista para as 14 horas.
Leia também:
Sanepar depende da bolsa para suspender tarifa mínima
Saiba a quantidade de água que você gasta nas atividades diárias
Interatividade:
A partir de sexta-feira (4), diversos bairros de Curitiba e região terão seus registros fechados durante 26 horas. Você concorda com o sistema de racionamento da Sanepar. Dê sua opinião
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora