Em greve desde a última quarta-feira (23), professores da rede estadual de ensino no Paraná realizam um ato em frente ao Palácio Iguaçu desde a manhã desta terça-feira (29). A mobilização consiste em realização de discursos de autoridades vinculadas à categoria, e ocorre após a Marcha da Educação, iniciada pelos professores às 10 horas na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.
Após sair da Praça Santos Andrade, o grupo seguiu pela Avenida Marechal Deodoro, onde percorreram um trecho até a Avenida Marechal Floriano, e depois até Praça Tiradentes, seguindo para a Avenida Cândido de Abreu.
A manifestação deixa o trânsito complicado na região. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), pouco antes do meio-dia, o fluxo de veículos estava interditado na Avenida Cândido de Abreu, entre as ruas Ernani Santiago de Oliveira e Professor Benedito Nicolau dos Santos.
Concentrados em frente ao Palácio desde as 11 horas, os professores, representados pela APP-Sindicato, também estão em um encontro com membros do governo do estado. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seed) confirmou a reunião, e disse que o encontro é apenas para cumprir agenda, já que a nova oferta já foi apresentada.
Segundo a APP-Sindicato, a expectativa é de que o ato tenha cerca de 20 mil professores, vindos de todo o Paraná e também de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, já que a mobilização também faz parte de um ato integrado à Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontece em todo o país.
A Polícia Militar (PM) informou que policiais foram designados para acompanhar a marcha, e que o público estimado é de 10 mil pessoas. De acordo com a PM, o ato é pacífico.
Assembleia
Desde às 15h30 desta terça-feira (29), os professores estão reunidos em assembleia para definir o rumo da greve, que completa hoje 7 dias.
Na reunião, realizada na Expo Unimed Curitiba, no Campo Comprido, a categoria vai decidir se aceita ou não a nova proposta feita pelo governo no fim da tarde desta segunda-feira (29).
Conforme a APP, entre as novas mudanças feitas pela Secretaria Estadual de Educação está a alteração do cronograma do pagamento das promoções pendentes de professores e funcionários da educação, conforme solicitado pela categoria.
Os professores seguiram para a assembleia depois do fim do ato no Centro Cívico. Segundo o sindicato, a estimativa era de que mais de 100 ônibus saíram da Praça Nossa Senhora da Salete com destino ao local da assembleia. O transporte dos professores não complicou o trânsito nas ruas por onde os ônibus passaram, segundo a Setran.