Em greve desde a última quarta-feira (23), professores da rede estadual de ensino no Paraná realizam um ato em frente ao Palácio Iguaçu desde a manhã desta terça-feira (29). A mobilização consiste em realização de discursos de autoridades vinculadas à categoria, e ocorre após a Marcha da Educação, iniciada pelos professores às 10 horas na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.
Veja fotos da marcha dos professores em Curitiba
Após sair da Praça Santos Andrade, o grupo seguiu pela Avenida Marechal Deodoro, onde percorreram um trecho até a Avenida Marechal Floriano, e depois até Praça Tiradentes, seguindo para a Avenida Cândido de Abreu.
A manifestação deixa o trânsito complicado na região. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), pouco antes do meio-dia, o fluxo de veículos estava interditado na Avenida Cândido de Abreu, entre as ruas Ernani Santiago de Oliveira e Professor Benedito Nicolau dos Santos.
Concentrados em frente ao Palácio desde as 11 horas, os professores, representados pela APP-Sindicato, também estão em um encontro com membros do governo do estado. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seed) confirmou a reunião, e disse que o encontro é apenas para cumprir agenda, já que a nova oferta já foi apresentada.
Segundo a APP-Sindicato, a expectativa é de que o ato tenha cerca de 20 mil professores, vindos de todo o Paraná e também de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, já que a mobilização também faz parte de um ato integrado à Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontece em todo o país.
A Polícia Militar (PM) informou que policiais foram designados para acompanhar a marcha, e que o público estimado é de 10 mil pessoas. De acordo com a PM, o ato é pacífico.
Assembleia
Desde às 15h30 desta terça-feira (29), os professores estão reunidos em assembleia para definir o rumo da greve, que completa hoje 7 dias.
Na reunião, realizada na Expo Unimed Curitiba, no Campo Comprido, a categoria vai decidir se aceita ou não a nova proposta feita pelo governo no fim da tarde desta segunda-feira (29).
Conforme a APP, entre as novas mudanças feitas pela Secretaria Estadual de Educação está a alteração do cronograma do pagamento das promoções pendentes de professores e funcionários da educação, conforme solicitado pela categoria.
Os professores seguiram para a assembleia depois do fim do ato no Centro Cívico. Segundo o sindicato, a estimativa era de que mais de 100 ônibus saíram da Praça Nossa Senhora da Salete com destino ao local da assembleia. O transporte dos professores não complicou o trânsito nas ruas por onde os ônibus passaram, segundo a Setran.
Veja fotos da marcha dos professores
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora