Serviço
- Confira a previsão do tempo para o Paraná
- Antes de sair para viajar de avião, cheque a situação do seu voo
Após oito horas fechado, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, reabriu para pousos na manhã desta segunda-feira (13), por volta das 9h25. O terminal operava por instrumentos por volta das 10h15. As atividades tinham sido suspensas por volta da 1h25 por causa do nevoeiro. As decolagens ocorriam normalmente.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), 11 dos 42 voos programados no Afonso Pena para a madrugada e manhã desta segunda-feira foram cancelados e quatro registravam atraso.
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do estado, o Aeroporto Silvio Name Junior, em Maringá, na região Noroeste, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, trabalhavam em modo visual.
Não havia voos cancelados ou atrasados em Maringá. Quatro voo estava atrasado em Londrina e três em Foz do Iguaçu.
Cancelamentos no Afonso Pena
O Afonso Pena teve alto índice de voos cancelados e atrasados na última sexta-feira (10) e no fim de semana por causa da neblina e das cinzas do vulcão chileno Puyehue . Aeroportos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ficaram fechados na manhã de sexta e causou reflexos no Afonso Pena. As companhias aéreas TAM e Gol voltaram a operar voos no período da tarde de sexta com origem e destino em aeroportos na Região Sul do país.
No sábado (11), o balanço da Infraero apontou que 48% dos voos nacionais e internacionais nos aeroportos de todo o país registraram atrasos superiores a meia hora desde a meia-noite até as 16h. O número corresponde a 977 voos. Outros 257 voos, ou 12% do total, foram cancelados até as 19h.
Segundo a Tam, o fechamento dos Aeroportos de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, e de cidades no interior de Minas Gerais e São Paulo, provocou desvio de aeronaves para outros destinos, atrasos e cancelamentos de voos da companhia.
O número de voos atrasados e cancelados caiu no domingo (12). No Aeroporto Afonso Pena, dos 87 voos domésticos previstos até as 21h, 13 (14,9%) sofreram atraso e três (3,4%) foram cancelados.
Cancelamentos por causa das cinzas do vulcão chileno nesta segunda
As nuvens com cinzas do vulcão chileno Puyehue continuam a causar cancelamentos de voos. Os problemas ocorrem com voos para a Argentina e para o Uruguai nesta segunda-feira.
Segundo a Infraero, não havia nenhum voo internacionais marcado para o Afonso Pena na manhã desta segunda-feira (13). A companhia aérea TAM informou que os voos da manhã desta segunda-feira com destino para Buenos Aires, na Argentina, foram cancelados. A empresa Gol também cancelou os voos desta manhã para Buenos Aires e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, pelo mesmo motivo.
Em nota, a TAM informou que "os clientes da companhia devem ligar para a Central de Atendimento da TAM antes de se dirigirem ao aeroporto ou para remarcar seus voos. Os números são: Brasil: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades)".
Já a Gol orientou os passageiros a "permanecer em suas cidades de origem e verificar a situação dos voos com a empresa antes de se dirigir ao aeroporto". A companhia afirmou ainda que "providenciará reacomodações sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes". O número de atendimento ao cliente da Gol no Brasil é 0300-115-2121.
Mais informações em breve.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora