• Carregando...

Brasília – O PT já trabalha com a possibilidade de haver segundo turno nas eleições presidenciais deste ano. Anteriormente, o partido esperava faturar a eleição já no primeiro turno. Mas pesquisa Datafolha divulgada terça-feira mostrou que cresceu a chance de haver segundo turno, já que a taxa de votos válidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou de 54% para 52% agora – percentual que não permite assegurar com certeza vitória no primeiro turno.

O governador do Acre, Jorge Viana, disse que o próprio Lula já trabalhava com o eventual segundo turno. "O Lula sempre disse que quem ficar fazendo campanha e dizendo que vamos ganhar no primeiro turno, está trabalhando contra a campanha."

Viana indicou que o PT deve evitar o clima de favoritismo e fazer uma campanha "com os pés no chão". "Lula tem recomendando para manter sempre os dois pés no chão e para o PT se preparar para uma luta dura e longa", disse ele numa referência ao segundo turno.

Fator Heloísa Helena

Viana admitiu que a situação de Lula poderia ser melhor se a senadora Heloísa Helena (PSOL) não fosse candidata à Presidência pelo PSol. A pesquisa Datafolha mostrou que a taxa de intenção de voto em Heloísa subiu de 6% para 10% de maio para julho.

"Se não tivesse crise (do mensalão) e a candidatura de Heloísa Helena, ele (Lula) poderia estar melhor", afirmou o governador.

Mesmo assim, Viana disse que o presidente Lula está alcançando um patamar de intenção de votos nas pesquisas nunca registrado antes. De acordo com a pesquisa Datafolha, Lula tem 44% das intenções de voto.

Apesar de admitir que o avanço de Heloísa nas pesquisas reforça a tendência de segundo turno, Viana disse que o PT não perde com isso. O governador argumenta que os votos de Heloísa são ideológicos, de eleitores que jamais estariam apoiando o PFL, e dos indecisos, que deveriam ir para o tucano Geraldo Alckmin. "Lula poderia estar até melhor. Talvez não tivesse até adversário (se Heloísa não estivesse na disputa)."

Segundo ele, a candidatura de Heloísa tem crescido porque a mídia tem dado ao PSol o mesmo espaço dado aos partidos grandes, como o PT e o PSDB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]