O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (03) que vai prorrogar até dezembro o convênio com a Prefeitura de Curitiba que garante o subsídio à Rede Integrada de Transportes (RIT). O subsídio garante um repasse mensal de cerca de R$ 7,5 milhões para compensar a diferença entre a tarifa cobrada dos usuários e a tarifa técnica do transporte coletivo. A renovação do subsídio já havia sido anunciada pelo governador Beto Richa (PSDB) em fevereiro deste ano, em entrevista à Gazeta do Povo. Em março, porém, o contrato foi renovado apenas até o dia 31 de agosto.
De acordo com o presidente da Urbs, Roberto Gregório, na prática a prorrogação garante a continuidade do sistema de integração do transporte entre Curitiba e as 13 cidades da Região Metropolitana. "A notícia é boa e muito importante, porque ela tira a intranquilidade do sistema", afirmou. "Isso representa para o usuário a continuação da operação integrada", garantiu Gregório.
A minuta do contrato já foi enviada à Prefeitura, que é responsável pela gestão do sistema integrado, por meio da Urbs. O documento reafirma o compromisso já firmado entre governo e município e propõe alterar a cláusula de encerramento do acordo, que estava prevista para agosto.
De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a Comec não vai se manifestar até que receba um comunicado oficial da Prefeitura de Curitiba aceitando a prorrogação do contrato.
Relembre o caso
O subsídio ao transporte coletivo virou tema de discussão no ano passado. O governador Beto Richa (PSDB) chegou a afirmar que não manteria o repasse à Prefeitura. No projeto de lei orçamentária de 2014, o governo estadual previa apenas R$ 11 milhões em subsídios ao transporte. O valor era suficiente apenas para cobrir as parcelas do convênio que se encerrava em fevereiro deste ano.
Em fevereiro desde ano, Richa afirmou que o contrato seria prorrogado até dezembro. Porém, no contrato firmado entre Prefeitura e Governo do Estado em março, o subsídio seria mantido apenas até o dia 31 de agosto.
O repasse estadual é necessário para manter a integração do transporte coletivo entre Curitiba e Região Metropolitana e para assegurar o valor da passagem paga pelo usuário. O subsídio quita a diferença entre a tarifa cobrada e o valor da tarifa técnica para operar o sistema.