Depois que a trilha sonora de sua mais recente campanha, "Vem Pra Rua", se transformou em um dos hinos do movimento que toma conta do Brasil, a Fiat parou de estimular compartilhamentos nas redes sociais.
No ar há quatro meses, a campanha acaba neste sábado. Mas as ações nas redes sociais, que deveriam continuar por mais tempo, já foram reduzidas.
A empresa parou de usar o símbolo de compartilhamento seguido do nome da campanha (#VemPraRua), que passou a ser usado nas redes sociais para convocar amigos para os protestos.
"Criamos uma música pra chamar as pessoas para ir pra rua celebrar a Copa das Confederações, mas elas escolheram outros motivos para ir para a rua", diz o diretor de publicidade e marketing da Fiat no Brasil, João Batista Ciaco. "Isso é ótimo. Caiu no gosto das pessoas. Mas não temos nada a ver com o movimento."
Interpretada por Falcão, d'O Rappa, a música foi criada pela produtora S de Samba, de Simoninha, em parceria com a agência Leo Burnett.
A música virou trilha de filmes com imagens do movimento no Youtube e já começa a tocar nas rádios, na versão integral.
Ciaco nega que está tirando a campanha do ar antes do previsto. Mas diz que a empresa tampouco quer pegar carona no sucesso da música. "Não estamos tirando nada do ar. O filme continua na TV, na Rede Globo, até sábado, como previsto. No sábado entra a nossa nova campanha, do Idea, com o Fabio Porchat", diz ele."Este é um movimento legítimo e todas marcas vão precisar se conectar com esse espírito que está nas ruas. Mas não tentar aparecer em associação com o movimento, que não pertence a ninguém, só à sociedade."
E assim como as manifestações, o futuro das ações de marketing da Fiat para a Copa é incerto.
"Não podemos ignorar o que aconteceu e estamos avaliando como a campanha continua daqui pra frente. A música pode voltar? Não dá para dizer agora. Mas a Fiat não quer parecer que está se aproveitando de um movimento que não é nosso."
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