O forte volume de chuvas na região da usina e o atual nível de água do Rio Paraná obrigarão a administração de Itaipu a abrir as 14 comportas das três calhas do vertedouro da usina. A prática não é comum, em geral são abertas uma ou duas calhas quando é necessário. Com isso, serão escoados 9 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), o equivalente ao volume médio de seis Cataratas do Iguaçu. A abertura das três calhas deve ocorrer entre 9 e 14 horas do próximo domingo (22).
“A última vez que as três calhas foram abertas foi em 24/07/2011. Naquele dia, embora a vazão fosse baixa, de 4.800 m³/s, os técnicos testaram todo o sistema do vertedouro, assim como vai acontecer agora”, informou a usina, em nota.
“Em situações normais, operacionalmente, as três calhas só são abertas quando a vazão está acima de 30 mil metros m³/s. A capacidade máxima do vertedouro, que tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração, é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu”, complementou o texto.
No mesmo comunicado, a administração de Itaipu alerta que o aumento do nível de água dos Rios Iguaçu, que abriga as Cataratas, e Paraná, onde está localizada a Itaipu, gera um risco de enchentes “em toda a região ribeirinha” nos próximos dias, especialmente na margem paraguaia.
“A Itaipu mantém uma Comissão de Cheia para monitorar a situação e fazer o alerta, se for necessário”, informou a empresa. Essa comissão foi reativada na quarta-feira (18).
Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) apontam que os reservatórios da região Sul operavam ontem com o equivalente a 96,59% da capacidade de armazenamento. Diante dos números, Itaipu cogita a possibilidade de o volume de água escoada, ou seja, liberada sem que haja a geração de energia, venha a ser até maior do que os 9 mil m³/s previstos inicialmente. “A programação da vazão está sendo estimada com base na afluência do Rio Paraná, que não para de subir”, explicou a companhia.
As chuvas ocorrem tanto a montante (acima) quanto a jusante (abaixo) da usina, o que ocasiona uma maior concentração no reservatório que atende a hidrelétrica. Além disso, a abertura de vertedouros se tornou uma prática usual nas últimas semanas. Para esta sexta-feira (20), informou Itaipu na quinta-feira (19) à noite, a vazão pode alcançar 6 mil m³/s.
O nível do Rio Paraná na região da Ponte da Amizade atingiu 110 metros nesta quinta-feira, acima da cota de alerta de cheia para o local, que é de 109,9 metros. Para esta sexta, a previsão é de 112 metros. “Com isso, podem ser afetadas 20 moradias no bairro San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai”, informou a empresa.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora