Um grupo de presos foi transferido hoje da penitenciária Dr. Antônio de Queiróz Filho, em Itirapina (212 km de São Paulo), após rebelião que terminou com dois mortos.A rebelião teve início às 11h de domingo e só terminou às 8h20 desta segunda-feira, após a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
De acordo com João Alfredo de Oliveira, secretário-geral do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo, o total de detentos transferidos é de ao menos 75.
Familiares dos presos afirmaram à reportagem que os presos estão sendo levados para Presidente Venceslau (611 km de São Paulo).
O motim foi o primeiro do ano nas 156 unidades prisionais do Estado, segundo a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária).
De acordo com a SAP, o batalhão entrou no presídio para realizar uma revista geral após o fim do motim. A secretaria, no entanto, não divulgou as circunstâncias que levaram ao fim da rebelião.
A penitenciária Itirapina 1 tinha o triplo de presos do que foi projetada para abrigar -692 detentos em um espaço com capacidade para 210, de acordo com informações da SAP.