Atenção primária à saúde em Curitiba

Até o final de 2013, dez unidades de saúde contarão com equipes específicas para atuar na área de atenção primária à saúde em Curitiba. Confira onde o serviço será disponibilizado:

Camargo, no Cajuru (já está funcionando)Santa Quitéria (a partir do dia 7 de maio)Bairro AltoEucaliptos (Boqueirão)Oswaldo Cruz (CIC)Nossa Senhora da Luz (CIC)Ouvidor Pardinho(Rebouças)Mãe Curitibana (Centro)Concórdia (Pinheirinho)Bairro Novo

CARREGANDO :)

Fechada para reformas desde o último dia 18 de abril, a Unidade de Saúde Santa Quitéria, em Curitiba, vai reabrir na próxima terça-feira (7). O local teve o piso, o telhado e forro trocados e também recebeu nova pintura. Segundo a prefeitura da capital, o valor investido nas obras, que chegou a R$ 42 mil, foi subsidiado pelo governo federal, com o objetivo de reestruturar e fortalecer a atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Além da reforma, a unidade também passa a contar a partir de semana que vem com quatro equipes multiprofissionais do programa Saúde da Família, que atuarão das 7 às a 19 horas, de segunda à sexta-feira, com ênfase na atenção primária à saúde. O mesmo modelo de atendimento já foi adotado na Unidade de Saúde Camargo, no Cajuru, e será implantado em mais oito postos da capital, entre eles o da Oswaldo Cruz, Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana (confira todas as unidades no Box ao lado).

Para atender à demanda gerada pela ampliação do programa Saúde da Família, foi necessário contratar 15 novos médicos – que já tinham sido aprovados no concurso público para o cargo em 2012 – e também remanejar funcionários já inseridos na área da saúde da capital.

ReformasAlém da US Santa Quitéria, outra cinco unidades da capital estão passando por reformas semelhantes: Bairro Alto; Ouvidor Pardinho, no Rebouças; Eucaliptos, no Boqueirão; Camargo, no Cajuru; e Tancredo Neves, na CIC. Estes locais não precisaram ser fechados, e a previsão é de que tenham as obras concluídas no final deste mês.

As próximas unidades a serem reformadas serão: Nossa Senhora da Luz, na CIC; Concórdia e Palmeiras, no Pinheirinho; e Tarumã, no Bairro Alto. De acordo com a prefeitura, as obras nestas unidades, a princípio, não demandarão interrupção nas atividades. Elas devem ser realizadas entre maio e o início de julho. Para este ano, a administração municipal espera reformar, no total, 97 Unidades de Saúde.