A apreensão de pedras de crack aumentou mais de 10 vezes nos últimos quatro anos no Paraná, segundo números da Polícia Militar (PM). Muitas apreensões e prisões de traficantes só foram feitas graças ao Disque-Denúncia 181.
Segundo a PM, a droga barata e de fácil acesso se espalhou pela periferia e já chegou à classe média. De acordo com reportagem do telejornal ParanáTV, em 2004 foram apreendidas 118 mil pedras de crack. Neste ano o número já ultrapassou a marca de 1 milhão e 300 mil pedras. As estatísticas devem aumentar durante os últimos quatro meses de 2008.
Curitiba, Araucária, Campo Largo e São José dos Pinhais, na região metropolitana, estão no topo das apreensões de crack no estado.
A polícia reconhece a eficácia do Disque-Denúncia. "Desde 2003, da criação do programa, já são mais de 20 mil quilos de drogas apreendidas e mais de 20 mil prisões e apreensões a cerca do tráfico", afirmou o tenente Edivan Fragoso, coordenador do Disque-Denúncia.
Desde a implantação do programa a PM recebeu 120 mil ligações no 181. Somente neste ano, 20 mil pessoas ligaram para o número.