As apreensões de remédios contrabandeados da fronteira do Paraguai com Foz do Iguaçu, região Oeste do estado, somente do mês de janeiro já superaram as realizadas durante todo o ano de 2006. Na semana passada foram encontrados 12 mil comprimidos escondidos na bagagem de um passageiro, no aeroporto de Foz do Iguaçu.
De acordo com reportagem do ParanáTV 1ª edição, no ano passado foram apreendidos aproximadamente 8 mil comprimidos. "Muitos são falsos. Alguns têm o princípio ativo, não necessariamente na quantidade que deveria ter. Ou seja, não tem nenhum controle", afirmou o delegado da Polícia Federal, Emerson Rodrigues.
Outro remédio que é bastante procurado no Paraguai é o cytotec. A medicação foi criada para o tratamento de úlcera, mas começou a ser usado para fazer abortos. A procura fez a venda do comprimido ser proibida no Brasil. No entanto, no Paraguai a venda é liberada.
Os anabolizantes também são bastante procurados no país vizinho. Porém, nenhum medicamento pode entrar no Brasil sem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.