Em 42 anos consecutivos de apresentações, a encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, localizada na cidade de Brejo da Madre de Deus (PE), já reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas. Neste sábado (3) acontece a última apresentação da 43ª temporada, que começou em 26 de março.
Grandes nomes como Murilo Rosa, Thiago Lacerda, Oscar Magrini, Emanuelle Araújo e Natália Guimarães já passaram pela cidade-teatro, que conta com uma área de 100 metros quadrados. Neste ano, Jesus é interpretado por Eriberto Leão e sua mãe, Maria, é representada por Suzana Vieira.
Nos nove dias de espetáculos, estão envolvidos mais de 550 atores e figurantes e 400 técnicos e assistentes. A peça é encenada tradicionalmente ao ar livre e revive os últimos passos de Jesus, sua morte e ressurreição.
Para este ano, a grande novidade foi um novo cenário construído para a cena da Via-Sacra. O guarda-roupa também foi todo reformulado. Cerca de 800 figurinos são usados nas apresentações.
Na temporada de 2009, o público alcançou o recorde de 72 mil pessoas, vindas de 23 estados brasileiros e de 11 países. Tradição
O espetáculo começou a ser encenado nas ruas da vila de Fazenda Nova, em 1951. A vila onde aconteceram essas primeiras encenações fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade-teatro de Nova Jerusalém.
De acordo com a organização do evento, a ideia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém para as encenações da "Paixão" foi de Plínio Pacheco, que chegou a Fazenda Nova em 1956. O plano, no entanto, só veio a se concretizar em 1968, quando ocorreu o primeiro espetáculo em Nova Jerusalém.
A pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro, funciona durante todo o ano. Durante a temporada, oferece pacotes especiais nos quais os hóspedes podem participar do espetáculo como figurantes. A Pousada da Paixão está localizada dentro da cidade-teatro e é o hotel oficial do elenco e dos técnicos que trabalham no espetáculo.