Os vereadores da capital paranaense aprovaram por unanimidade, em primeira votação, a criação do feriado municipal do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. O debate do Projeto de Lei (PL), de autoria do ex-vereador Clementino Vieira (PMDB), foi votado na manhã desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Curitiba.
A proposta aprovada prevê uma mudança na Lei 10.921, de 2003, que regulamenta ações de combate ao racismo na capital. A modificação no texto institui o dia 20 de novembro feriado em Curitiba como uma referência ao Dia Nacional da Consciência Negra lembrado nesse mesmo dia.
O ex-vereador do PMDB, e atual secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos, exerceu a função legislativa no segundo semestre de 2010. Na ocasião, o atual vereador Algaci Túlio (PMDB) se licenciou para ser secretário Estadual da Copa do Mundo de 2014.
Vieira esteve na votação nesta manhã e defendeu o projeto. "Em algumas conversas com a prefeitura, houve a sinalização de que existe a perspectiva de que o projeto seja sancionado", relatou.
O projeto passa ainda pela votação em segundo turno, com sessão marcada para esta terça-feira (27). Posteriormente, a proposta vai para a apreciação em redação final, ainda na Câmara, para depois ser encaminhada ao Poder Executivo.
Você concorda com a criação do novo feriado?
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora