O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, disse, nesta quinta-feira (30), que não vai pedir mais tempo para que a população não-indígena deixe a reserva Raposa Serra do Sol. "Não pretendo, não vou discutir. Esse assunto já foi discutido exaustivamente. Aquilo vai se transformar num verdadeiro zoológico humano. Sem a menor condição de sobrevivência, sem contato com o branco, o que vamos ver lá serão animas humanos", disse ele.
De acordo com a Agência Brasil (órgão oficial de informação ligado ao governo brasileiro), não há resistência por parte das pessoas que não saíram da reserva ainda o prazo se esgota nesta terça-feira , mas falta logística para isso. "São pessoas que estão lá há quatro gerações e não têm para onde ir, nem como se locomover", afirmou o governador.
Segundo ele, cerca de um milhão de sacas de arroz vão se perder sem serem colhidas em função da retirada dos arrozeiros da área. Prazo encerrado
Termina nesta quinta-feira o prazo para os não índios deixarem a reserva Raposa Serra do Sol. A decisão foi divulgada em 25 de março pelo ministro Carlos Ayres Britto, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), após reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e representantes de instituições que deveriam participar da desocupação.
Funai
A Administração Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Boa Vista informou que 28 famílias de agricultores brancos ainda estão na reserva. Destas, 24 já tiveram indenizações depositadas em juízo.
Todas as famílias devem deixar a área até o fim do dia, sob pena de serem retiradas pela Polícia Federal a partir desta sexta-feira (1º). A Funai pretende intermediar a relação entre as diversas etnias indígenas na reserva. Segundo a fundação, 18 mil índios são representados por associações divergentes.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora