O arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, foi eleito na segunda-feira (20) o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para um mandato de quatro anos. Ele foi escolhido após receber 215 votos, superando a proporção de dois terços necessários para a eleição. O arcebispo substituirá o cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.
Dom Sérgio da Rocha nasceu em 1959 em Dobrada, interior de São Paulo. Foi ordenado presbítero na matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em São Paulo, em 1984. Depois da sua nomeação como bispo, em 2001, pelo papa João Paulo II, foi designado como auxiliar em Fortaleza (CE), tendo a sua ordenação episcopal em agosto do mesmo ano na Catedral de São Carlos (SP). Em janeiro de 2007, o papa Bento XVI o nomeou arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Quatro anos depois, foi nomeado arcebispo metropolitano de Brasília.
O novo presidente estudou filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas, ambos em São Paulo. Ele é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora