A área agrícola de São José dos Pinhais contará com uma equipe da patrulha rural comunitária até o fim de janeiro, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A informação foi repassada ontem pelo tenente Márcio Maia Moreira, comandante da 1.ª Companhia do 17.º Batalhão da Polícia Militar, aos moradores do bairro de Roça Velha, numa reunião na igreja local.
O encontro, organizado pela Associação de Moradores de Roça Velha, teve como objetivo cobrar mais segurança das autoridades locais. Segundo moradores, somente nas duas últimas semanas cerca de dez agricultores e proprietários rurais de Roça Velha e bairros próximos foram assaltados e torturados por grupos de bandidos.
Participaram da reunião cerca de 200 moradores, representantes da prefeitura, do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e policiais civis de São José dos Pinhais, além do tenente Moreira.
"Os policiais da patrulha irão se apresentar aos moradores e estarão 24 horas à disposição. Eles vão se dedicar exclusivamente à área rural do município", explicou o tenente. O objetivo da Sesp é fazer com que os policiais trabalhem como no Projeto Policiamento Ostensivo Volante (Povo). Segundo Moreira, a patrulha contará com 10 policiais divididos em escalas.
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais também deve reforçar o policiamento. "Temos uma equipe permanente e estamos com soldados de moto para intensificar o trabalho de prevenção", diz José Roberto Alves, diretor da Guarda Municipal.
Embora aprovem a medida, os moradores acham que é pouco. "Na verdade o que a gente tem pedido é mais um batalhão da Polícia Militar para os municípios da região metropolitana. Uma medida como essa desafogaria o trabalho do 17.º BPM", explica o presidente do Conseg de São José dos Pinhais, Jaiférson Rivarolla.
Cinco homens identificados como autores de parte dos crimes por pelo menos 20 moradores estão presos na delegacia de São José dos Pinhais. Quatro deles já tinham passagem pela polícia. Outras duas mulheres estão detidas por atuarem como receptadoras da quadrilha.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora