• Carregando...
Saiba como se forma um tornado |
Saiba como se forma um tornado| Foto:

Ponta Grossa - Pelo menos 150 famílias ainda estão sem energia elétrica no Cen­tro-Sul do Paraná, passados quatro dias do temporal que atingiu a re­­gião. Es­­tão em co­­munidades rurais de difícil acesso, com estradas em condições tão precárias que não per­­mi­tem o tráfego nem mesmo de veículos pesados. Em outras regiões do Paraná, a Copel já conseguiu restabelecer o fornecimento de energia elétrica. Os ventos fortes, descargas atmosféricas e granizo afetaram a normalidade dos ser­­viços de eletricidade em um mi­­lhão de unidades consumidoras.

Eletricistas estão percorrendo grandes extensões a pé para realizar os consertos. Provisoriamente, estão sendo usados postes de fibra de vidro porque os técnicos não conseguiriam carregar os de concreto. Todas as equipes de manutenção da Copel foram acionadas. E o trabalho não deve ser interrompido até que todos os sistemas de ligação sejam restabelecidos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no Paraná, Eduardo Pinheiro, não foi emitido alerta porque não há indicação de novos temporais. Mas ele destaca que a previsão do tempo indica que ainda podem ocorrer chuvas fortes no estado nos próximos dias. Os temporais que atingiram o Paraná nesta semana afetaram 15,9 mil pessoas, deixaram 3,3 mil imóveis com avarias, 113 pessoas em abrigos públicos e duas mil na casa de parentes e amigos. As prefeituras têm até segunda-feira para avaliar os danos e apontar se será o caso de decretar situação de emergência.

Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, do Instituto Tecnológico Si­­mepar, ainda deve chover no estado até segunda ou terça-feira. As precipitações podem ser fortes, mas ele destaca que a maior preocupação é com o solo encharcado, que pode provocar deslizamentos e alagamentos.

Tornado

Apesar da incidência de ventos fortes nos temporais recentes no Paraná, não há indícios de que os estragos tenham sido provocados por tornado, como aconteceu em pelo menos três cidades de Santa Catarina. Brauer explica que normalmente o fenômeno é confirmado com base em imagens (de vídeo e foto), com avaliação dos danos causados e da força do vento. Ele conta que o Instituto não tem levantamento de casos registrados no Paraná.

Registros na internet apontam a ocorrência de mais de 40 tornados no Brasil nos últimos dez anos, nas mais diversas regiões, com casos confirmados em Rondônia e Pará. Mas no Sudeste e no Sul a in­­cidência é maior. Só em Santa Ca­­tarina teriam sido 21 tornados nos últimos 13 anos, de acordo com levantamento feito pelo instituto meteorológico catarinense. No Paraná também há ocorrência. Em 2007, por exemplo, um foi registrado em Cascavel, com ventos de 146 quilômetros por hora, danificando a cobertura do aeroporto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]