O Canal da Galheta, em Paranaguá, no Litoral do Paraná, vai passar por uma dragagem para ajudar a melhorar as condições de navegação no acesso ao cais do Porto. Toda a areia retirada será reaproveitada em outros três pontos do Litoral do estado, segundo informações do telejornal ParanáTV 1ª edição desta sexta-feira (16).
Um dos destinos da areia será as praias de Matinhos, castigadas pelas ressacas do mar nos últimos anos. "Nós esperamos em meados de janeiro estar colocando esta areia de qualidade do Canal da Galheta na engorda da praia de Matinhos", afirmou o superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião. A areia também vai favorecer a expansão de áreas úteis nos portos de Antonina e Paranaguá.
O trabalho de dragagem deve durar 60 dias. A previsão é de que sejam retiradas quatro milhões de toneladas de areia do local. O canal é rota obrigatória para acesso dos navios que chegam do mundo todo ao Porto de Paranaguá. A manutenção deve ser feita a cada dois anos. Antes, a areia retirada do canal era lançada em alto mar.