A Arquidiocese de Curitiba prepara as comemorações para o dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que será comemorado no dia 8 de setembro (terça-feira). Segundo a arquidiocese, cerca de 15 mil pessoas devem participar dos eventos em homenagem à padroeira, que incluem missas, terço, procissão, entre outros.
As festividades começam com o tríduo em homenagem à Nossa Senhora da Luz, que acontecerá no sábado (5), no domingo (6) e na segunda-feira (7). Haverá missas celebradas na Catedral Basílica Menor, sempre às 18 horas, que contarão com pregações e reflexões sobre Maria.
Já no dia 8 de setembro, dia da padroeira de Curitiba, as comemorações começam com uma missa solene, às 8h30, que será celebrada por dom Moacyr José Vitti, arcebispo Metropolitano de Curitiba. No período da tarde será rezado o terço, também haverá reflexão, às 15 horas. Já às 18 horas será celebrada outra missa, na qual haverá consagração à Nossa Senhora da Luz.
Após a missa, será feita uma procissão luminosa, que contará com a animação do padre Reginaldo Manzotti. Os fiéis sairão da Catedral em direção à rua Nestor de Castro, depois seguirão pelas ruas Dr. Muricy e Cruz Machado, e então retornarão para a Praça Tiradentes.
Além da Catedral, as homenagens à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais acontecerão também nas paróquias que levam o nome da padroeira - uma no bairro Cidade Industrial (CIC), em Curitiba, e outra no município de Pinhais, na região metropolitana.
As comemorações no CIC acontecerão no sábado e no domingo depois do feriado (dias 12 e 13 de setembro). A paróquia localiza-se na Praça Enoch Araújo Ramos, sem número.
Já as festividades na igreja de Pinhais serão realizadas entre os dias 10 e 13 de setembro. O endereço dessa paróquia é Rua Jacob Macanhan, 709, no bairro Emiliano Perneta, em Pinhais.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora