Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Memória

Arquivo com publicações do regime militar será digitalizado

Ribeirão Preto (Folhapress) – O momento crucial em que o regime militar no Brasil começava a conviver com manifestações democráticas, em razão de um processo de abertura política, está registrado em acervo de cerca de 20 mil recortes de publicações que será, a partir de fevereiro, digitalizado e colocado na internet.

O arquivo de política militar Ana Lagôa, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), deverá ser disponibilizado na rede como ponto de referência nacional na área, conforme projeto do consórcio "Forças Armadas Século 21’’, classificado em primeiro lugar no Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa). Do consórcio, além da UFSCar, participam a Fundação Getúlio Vargas e a Universidade Federal do Pará. O Pró-Defesa visa a implantação de redes de cooperação acadêmica no Brasil na área de defesa nacional. O "Forças Armadas’’ irá receber R$ 370 mil.

A previsão é de formar cinco doutores em cinco anos, além da digitalização do acervo. Criado há dez anos, o arquivo tem quase 1,5 mil livros, hemeroteca (jornais e revistas) com 2 mil fascículos e clipping com cerca de 20 mil recortes de jornal de 1978 a 1985.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.