Brasília O Supremo Tribunal Federal (STF) está com arquivos da Planam, uma das empresas acusadas de fornecer ambulâncias superfaturadas no esquema desbaratado pela Operação Sanguessuga, que podem levar a novos nomes de parlamentares envolvidos nas fraudes. São listas com nomes e emendas de parlamentares, acompanhados de valores e números de contas bancárias, em um indicativo de pagamento de propina.
Os registros estão em um disco rígido que foi retirado de um computador da Planam por um colaborador de Maria da Penha Lino, ex-funcionária do Ministério da Saúde e da Planam presa e denunciada à Justiça por participação no esquema. O disco foi passado ao advogado de Penha, Eduardo Mahon, que o entregou ao Supremo há duas semanas. Por isso não integra o material obtido pela Polícia Federal nas buscas e apreensões.
Além dos registros, há um arquivo, que, segundo Mahon, é a lista de contatos da Planam, com o nome de 283 parlamentares e as emendas para compra de ambulâncias. A lista, por ser genérica, é considerada menos relevante por autoridades que acompanham as investigações.
Mahon confirma o conteúdo do disco rígido, mas não dá detalhes, já que o processo está sob sigilo. Para uma pessoa que teve acesso aos registros, há elementos capazes de ampliar a lista de deputados investigados.
Na quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) no Mato Grosso denunciou 81 pessoas por envolvimento com a quadrilha que fraudava licitações de ambulâncias e influenciava emendas parlamentares.
Segundo o MP-MT, o núcleo empresarial da quadrilha era composto por empresários estabelecidos em Cuiabá. "A partir da sua base na capital do estado do Mato Grosso, o bando manejava empresas de fachada. E com elas participava de licitações simuladas em todo o Brasil", diz o texto divulgado pelo Ministério Público.
A estimativa do MP/MT é de que a organização criminosa tenha ocasionado prejuízos da ordem de R$ 110 milhões aos cofres púbicos.
Com a denúncia, terá início agora a ação penal contra os acusados. O primeiro ato do processo será o interrogatório de todos os denunciados. Paralelamente, o MP dará continuidade às apurações para identificar outros possíveis participantes do esquema.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora