São Paulo O Carnaval de Salvador, que começa hoje, terá um "arrastão" de artistas do Rio de Janeiro, incluindo Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu e Lulu Santos, além da bateria de uma escola de samba em cima de um trio elétrico.
Neste ano, o carnaval de Salvador tem o samba como tema e trará a bateria da escola Acadêmicos do Grande Rio, na noite de terça-feira, para o trio Expresso 2222. Também se apresentam no mesmo bloco o cantor-ministro Gilberto Gil, sua filha Preta Gil e os sambistas Zeca Padoginho, Dudu Nobre e Arlindo Cruz.
Lulu Santos também é convidado do Expresso 2222, enquanto Fernanda Abreu irá subir no Trio Eletrônico de Daniela Mercury, na segunda-feira. Daniela também trará outros convidados de fora da Bahia para seus blocos e para seu camarote, que irão homenagear diferentes regiões do Brasil e seus ritmos.
O paraibano Zé Ramalho sobe no trio do bloco Crocodilo, no domingo. "Quero mostrar a cultura de outras regiões provocando um intercâmbio", disse Daniela.
"Quem nunca viu, poderá, por exemplo, ter a oportunidade de ver as prendas do Sul do Brasil." O carnaval de Salvador acontece até a noite de terça-feira, em três circuitos que paralisam 25 quilômetros de ruas e avenidas da cidade, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas.
São mais de 200 entidades carnavalescas, com 45 blocos de trio e 41 grupos afros.