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O Parque Nacional do Iguaçu arrecadou R$ 10,9 milhões em 2006 – 5,9% menos do que no ano anterior, quando o Ibama recebeu das empresas concessionárias R$ 11,5 milhões.

Em 2005, quando a movimentação no parque foi recorde, o faturamento ficou 11,5% maior do que em 2004, com pouco mais de R$ 10 milhões arrecadados. Os valores são resultado de parte da venda de ingressos e do repasse obrigatório e contratual feito mensalmente pelas empresas que exploram o atendimento ao turista.

Além do Hotel Tropical das Cataratas – cujo prédio está arrendado pela União – e da Helisul Táxi Aéreo, que são participantes mais antigos, desde 2000 repassam recursos ao Ibama as concessionárias Cataratas do Iguaçu S.A., Ilha do Sol Turismo, Escalada Cânion Iguaçu e Macuco Ecoaventura.

Mesmo com a queda, asseguram os concessionários, os resultados são satisfatórios, principalmente quando se leva em consideração a retração no número de visitantes (pouco mais de 954 mil, em 2006), 12% menor que em 2005. Se por um lado a quantidade de ingressos caiu, a procura pelos atrativos comerciais cresceu, o que fez aumentar a arrecadação.

"Quem vem ao parque pela segunda vez quer fazer o que não fez antes e mesmo quem está conhecendo procura aproveitar bastante o passeio", comenta o gerente-geral da Macuco Ecoaventura e da Ilha do Sol, Luiz Carlos Soster. Pacotes promocionais, divulgação e produtos diferenciados, aliando natureza e aventura, foram responsáveis por um acréscimo de 12% no movimento, com projeção de 18% para 2007.

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