Uma análise dos sete anos de trajetória do ProUni mostra a existência de algumas fragilidades que dificultam o funcionamento do programa da maneira como era esperada por seus formuladores. Entre elas estão a dificuldade do governo federal em controlar a qualidade do ensino nas instituições particulares conveniadas ao sistema de bolsas e a falta de políticas complementares que garantam a permanência do estudante até o término da formação.
Um levantamento feito pela Agência Brasil quatro anos após a implantação do ProUni mostra que, do total de 96 cursos de instituições particulares com nota 1 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2008, a mais baixa possível, 67% oferecem bolsas pelo programa. O baixo desempenho leva alguns estudiosos a afirmarem que o sistema não democratiza e sim "precariza" o acesso ao ensino superior, pois promove o ingresso em faculdades com graves deficiências qualitativas.
Em vez de corrigir a distribuição desigual dos bens educacionais, o ProUni reproduziria a divisão no sistema escolar, destinando vagas em instituições academicamente superiores para os que passam nos vestibulares das universidades públicas e escolas mal avaliadas (salvo exceções) para os setores populares.
Além disso, embora o ProUni facilite a inserção de jovens de baixa renda em cursos superiores, esses alunos não precisam apenas de gratuidade nas mensalidades para estudar. Eles necessitam também de condições que apenas as instituições públicas, ainda, podem oferecer, como moradia estudantil e alimentação subsidiada.
Com o objetivo de auxiliar os estudantes nessas despesas adicionais relacionadas a um curso superior, o MEC criou em 2005 uma bolsa permanência de aproximadamente R$ 300, para custos com transporte, alimentação e material didático. O benefício, porém, tem pequeno grau de abrangência, já que é destinado apenas aos alunos que recebem bolsa de 100% e estão matriculados em cursos com no mínimo seis horas diárias de aula. A bolsa não contempla os estudantes que recebem desconto de 50% na mensalidade nem alunos do ensino noturno.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora