Em sua última semana de mandato, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), convocou 106 guardas municipais aprovados em concurso para assumirem seus postos. A convocação foi feita no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (28).
Segundo o texto, foram chamados 100 guardas da lista geral e seis da cota para deficientes físicos. A prefeitura realizou concurso para contratar 400 profissionais em junho do ano passado, mas até agora não tinha chamado os aprovados.
Promessa não cumprida
Em sua campanha de 2012, quando foi eleito, Fruet havia se comprometido a duplicar o efetivo da Guarda Municipal. No entanto, depois da posse o discurso mudou à medida que a situação financeira do município se deteriorava. A prefeitura passou a dizer que a situação econômica do país era difícil e que, além disso, preferiu melhorar as condições dos guardas já contratados. De acordo com a atual gestão, o plano de carreira teria refletido em aumentos de até 60% para a categoria.
Os guardas municipais, no entanto, vinham demonstrando descontentamento com o prefeito e chegaram a aprovar um indicativo de greve no segundo semestre deste ano.
Trâmite normal
Segundo a prefeitura, os aprovados estão passando por todas as fases do trâmite normal e agora estão sendo convocados porque as etapas anteriores foram vencidas.
No Diário Oficial, a prefeitura também divulga a lista dos funcionários da Guarda que tiveram documentos aprovados para conseguirem promoções e progressões.