A Associação dos familiares e vítimas de 8 de janeiro (Asfav), divulgou nesta quinta-feira (21) um comunicado urgente alertando sobre o estado grave de saúde de quatro presos e mostrando preocupação em relação a prisão preventiva. O comunicado foi entregue a vários órgãos federais e ao poder judiciário.
Entre os presos citados, alguns possuem comorbidades como doenças cardíacas, pré-diabetes, suspeita de câncer, toxoplasmose, tímpano perfurado e até uso de sonda para urinar, conforme foi mostrado pela Gazeta do Povo.
No comunicado, a associação cobra um posicionamento sobre a liberdade provisória de Jorge Luiz dos Santos, que recebeu parecer favorável pela soltura no dia 13/09, e aguarda a saída para a realização de uma cirurgia.
"Respeitosamente e encarecidamente reiteramos que a restrição de liberdade não pode ser uma sentença de morte", diz o comunicado.
A associação também reforça o estado de saúde do preso Claudinei Pego da Silva, que tentou suicídio no último dia 9 de janeiro, no Complexo Penitenciário da Papuda, não está entre os liberados. Ele sofre com comorbidades e já teve parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) favorável à liberdade provisória, mas a liberdade foi negada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Outros presos com comorbidades graves, como o agricultor Jorginho Cardoso de Azevedo, de 63 anos, e o engenheiro Renan da Silva Sena, de 60, também seguem encarcerados. Os dois foram citados nos novos comunicados da Asfav aos ministros esta semana e já foram citados em reportagem da Gazeta do Povo devido à gravidade dos casos.
As instituições acionadas pela associação foram:
- Ministério de Direitos Humanos;
- Gabinetes se todos os Ministros do STF;
- Procuradoria Geral da República;
- Defensoria Pública da União;
- Conselho Federal da OAB;
- Ministério da Justiça.
"Esperamos que as instituições tomem ciência da gravidade da manutenção destas e das demais prisões ilegais, e que se evite que mais vidas se percam pelos abusos praticados pelo Supremo Tribunal Federal", destacou a Asfav.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora