Dois assaltos a ônibus urbanos neste início de semana assustaram os usuários do transporte coletivo em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Em um deles, segundo a reportagem do Paraná TV, o motorista por pouco não levou um tiro na cabeça.
Nesse assalto, praticado em um bairro da periferia da cidade, o tiro quebrou o vidro e furou a cortina da janela do ônibus. A bala passou muito perto da cabeça do motorista, que afirmou ter sentido "a própria morte" no momento do crime. Para a polícia, a intenção era fazer o motorista parar e assaltar os passageiros. Mas, em vez disso, o motorista acelerou. Isso fez com que os bandidos atirassem contra o veículo. Foram vários disparos. O primeiro acertou o pára-choque do ônibus e os outros estilhaçaram os vidros.
No momento do assalto, 35 pessoas estavam no ônibus, entre elas mulheres e crianças. O cobrador, que não quis se identificar, conta que ficou apavorado com a atitude dos assaltantes.
No ano passado, foram registrados na cidade dez assaltos a ônibus por mês. Nos primeiros três meses deste ano foram 21. A Polícia Militar diz que já prendeu várias quadrilhas que assaltam ônibus, e que policiais à paisana costumam percorrer as linhas consideradas mais perigosas.