Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Memória

Assassinato de prefeito de Arapuã completa 10 anos de impunidade

A população de Arapuã, na região centro-norte do estado, a 515 quilômetros de Curitiba, lembrou, na semana passada, com a celebração de uma missa, os 10 anos da morte do seu primeiro prefeito, Hélio Mathias. Ele foi executado por dois pistoleiros, sendo alvejado a curta distância, com dois tiros nas costas e um na cabeça. Na época, o crime revoltou a população e a família de Mathias.

Consta no inquérito policial e no processo ainda em trâmite na Comarca de Arapongas que o principal suspeito de ter mandado matar Mathias seria o então vice-prefeito, José Pereira da Silva, o "Zé Tarugueiro". Com a morte de Mathias, Tarugueiro assumiu o cargo e concluiu o mandato de 1997 a 2000.

O crime ocorreu na manhã do dia 17 de abril de 1997, na Avenida Maracanã, em Arapongas, em frente a uma concessionária. Aos 44 anos de idade e com apenas cem dias de governo no novo município, recém-emancipado de Ivaiporã, Hélio Mathias (PMDB) foi morto quando ia abrir a porta de sua caminhonete. Acompanhado do então presidente da Câmara, João Caetano Carvalho, o "João Sodinha", Mathias estava em Arapongas encaminhando um processo de licitação para a compra de dois veículos para o município.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.